condensadores-fluidicos

“Qualquer objeto pode ser influenciado através da imaginação e da vontade, e carregado com qualquer fluido, elétrico ou magnético, com os elementos ou com o Akasha. Mas segundo as leis da analogia e as experiências realizadas, ficou demonstrado que nem todos os objetos e nem todos os líquidos são adequados para manter ou acumular por muito tempo uma energia represada. Assim como a eletricidade, o magnetismo e o calor possuem bons ou maus condutores, também as energias superiores têm essa característica. Os bons condutores têm uma enorme capacidade de acumulação, pois conseguem armazenar as energias nele introduzidas e preservá-las dentro de si. Esses acumuladores são chamados, na Ciência Hermética, de condensadores fluídicos. Existem três grupos principais de condensadores fluídicos: Sólidos, Líquidos e Aéreos.”

Essas são as palavras de Franz Bardon em seu livro “o Caminho do Adepto”, e deixam muito claras a função e o que são esses condensadores. Por “fluidos”, Bardon se refere ao fluído elétrico, fluído magnético e fluido eletromagnético, que não são necessariamente a eletricidade e o magnetismo físicos, mas análogo a eles (ou seja, pertencem à mesma família mas em níveis diferentes), então por “condensador fluídico” ele se refere a uma substância que tem a capacidade de armazenar (condensar), preservar e conduzir essas energias sutis (que como ele mesmo diz, podem também ser de origem elemental ou outras quaisquer, como a Vontade, a Mente, Emoções, etc). Infelizmente, o termo “condensador fluídico” parece ter sido usado apenas por Bardon, mas isso não significa que ele tenha sido o único ou o primeiro a utilizá-los. Ao longo da história da magia, muitas foram (e são) as misturas de resinas, metais, essências, e até de gases para criar esses compostos, de forma que mesmo não usando a nomenclatura de Bardon, não falta material disponível a respeito.

Essas substâncias podem ser feitas de forma a serem mais afinadas com um tipo de energia do que com outras, ou seja, há condensadores fluídicos próprios para cada um dos elementos, ou cada um dos planetas, signos, fluidos, etc, assim como há condensadores de ação universal, ou seja, afinados com todo tipo de energia que neles for carregada. Também podem ser simples (feitos de um único material e usados para energias mais mentais/astrais) ou compostos (feitos de vários materiais e usados para energias mais astrais/materiais densas).

Formas de uso

As formas de uso dessas substâncias são tão variadas e ricas que eu creio ser muito difícil que alguém consiga listar absolutamente todas, então veremos as principais.

A imantação de imagens é bastante comum, e é feita de duas maneiras. A primeira consiste em passar o condensador fluídico pela superfície da imagem e esperar que seque, e a segunda maneira consiste em fazer um buraco na imagem (ou aproveitar um interior oco já existente) e preenche-lo com o condensador, selando o orifício para que a substância não escape. A imagem é tratada dessas maneiras para então ser usada como receptáculo de alguma energia ou entidade (como um servo astral, e para saber mais a respeito deles, clique aqui).

A realização de efeitos ou feitiços também é largamente usada entre os conhecedores dessas substâncias, e comumente se aproveitam de analogias elementais para surtir efeito.

Para o elemento fogo, costuma-se embeber um pedaço de papel cartão ou outro material com um condensador fluídico do elemento fogo, esperar que seque, carrega-lo com a energia desejada (ou seja, a energia do efeito que você quer manifestar através do elemento fogo, ou feitiço, etc), e então o papel é queimado.

Para o elemento água, algumas gotas de condensador fluídico do elemento água são pingadas em uma pequena bacia com água corrente de um rio ou similar, e após o carregamento desse líquido com a intenção/efeito/feitiço, essa bacia é esvaziada novamente no rio para que a parte sutil do elemento água realizem esse desejo imediatamente.

Para o elemento ar, colocamos um pouco de água em uma panela e misturamos essa água com algumas gotas de um condensador fluídico do ar, efetuando o carregamento da intenção (evite água da torneira, ela está contaminada com uma série de substâncias químicas usadas no tratamento). A panela então é colocada no fogão ou em uma estufa quente (o calor não deve vir de fontes elétricas, deve ser fogo de lenha/carvão/gás). Conforme essa água evapora, a parte sutil do elemento ar irá realizar essa intenção.

Para o elemento terra, você pode separar um pouco do condensador fluídico próprio desse elemento em um recipiente, efetuar a carga, e despejar o líquido diretamente na terra para ser absorvido. Também pode usar uma batata, por exemplo, e fazer um buraco nela, colocar o condensador lá dentro, efetuar a carga e selar o orifício, enterrando para que, conforme se decomponha, realize o desejo. Nenhuma das duas maneiras deve ser feita em local com grande trânsito de pessoas, e se for difícil para você encontrar algum local assim, use um vaso comum em sua casa.

Em todos esses casos com trabalho elemental, deve-se ter a certeza absoluta (enquanto efetua-se a carga) que a parte sutil do elemento trabalhado realizará o desejo. Se você não tiver um condensador próprio do elemento a ser trabalhado, use um condensador fluídico universal. Vale dizer também que os métodos citados foram só exemplos, de forma que você pode usar as analogias elementais que quiser para trabalhar com os elementos. Esse tipo de trabalho elemental pode ser usado também para influenciar as pessoas, podendo promover curas, por exemplo (ao lidar com o elemento fogo, a pessoa é influenciada ao entrar em contato com o calor, com o elemento água sempre que entrar em contato com líquidos, com o ar conforme ela respira, com a terra conforme ela come, isso apenas como exemplos, não se restrinja a isso).

Já colocamos um texto a respeito dos espelhos negros aqui na Serpentarius, e de fato os condensadores são usados nas superfícies desses espelhos, de forma que eles podem ser convertidos em emissores, condensadores e receptores de energia (clique aqui para saber mais sobre espelhos negros).

Nas evocações os condensadores fluídicos são usados para impregnar os selos a serem usados no rito, mergulhando os papeis com esses selos nos condensadores e esperando secar, ou então passando-os na parte de trás de selos gravados em metais ou madeiras, etc.

Para estimular a sua imaginação, basta dizer que os condensadores podem ser aplicados em qualquer lugar onde você queira um represamento/condução/emissão energética, ou a manifestação de um efeito específico, etc.

Abaixo segue uma pequena lista com alguns exemplos de condensadores fluídicos:

Sólidos:

Neste grupo incluem-se as resinas e os metais, dentre os quais se destacam ouro e prata.

 

Líquidos:

Neste grupo incluem-se as lacas, óleos, tinturas, extratos feitos a partir de resinas, compostos produzidos a partir de plantas. Os condensadores líquidos que apresentam a mesma qualidade dos sólidos ouros e prata são o sangue, sêmen e sangue menstrual, também chamados de “múmias” (usados em quantidades minúsculas, de apenas algumas gotas, e NUNCA deve-se usá-los quando o efeito ou objeto imantado for destinado a outras pessoas, ou seja, só use o sangue, o sêmen e o sangue menstrual quando o objeto a ser imantado for para você, ou quando o efeito for apenas para você). Se você não quiser trabalhar com esses materiais, não se preocupe, outros condensadores líquidos listados abaixo servem muito bem, basta carrega-los com intensidade o bastante ou usar as tinturas de prata ou ouro misturados a esse tipo de condensador (observando que ouro é mais indicado para energias positivas/elétricas/ativas e prata para energias negativas/magnéticas/passivas).

Aéreos:

Neste grupo incluem-se os aromas, defumadores, perfumes, água de cheiro, essências vaporizadas, etc. Você pode buscar referências alquímicas sobre regência elemental e planetária de vários tipos de plantas e, ao extrair delas o óleo essencial e usá-los para dar cheiro ou vaporiza-los em um difusor, usar como condensador fluídico aéreo que seguirá a mesmíssima regência da planta de onde foi extraído.

Receitas

Ouro e prata (uso universal): costumam ser usados em proporções microscópicas em qualquer líquido para que este se torne um condensador fluídico. Tenha certeza de que esses metais estão em sua forma mais pura possível. Para fazer um condensador eficaz a partir deles, aqueça um pedaço de ouro no fogo (use uma ferramenta apropriada para não se queimar), e quando ele estiver incandescente, mergulhe-o em água destilada em temperatura ambiente (cuidado, água quente pode espirrar e causar queimaduras sérias, use óculos de proteção e luvas). Você deve usar água destilada na proporção de dez vezes a quantidade de ouro que você está usando, de modo que se você tiver dez gramas de ouro, usará 100ml de água destilada.  Repita esse processo por volta de dez vezes, sempre esperando tanto o metal quanto a água destilada esfriarem e guarde o líquido em um recipiente apropriado. O mesmo processo pode ser feito com a prata, de forma que você terá uma “tintura de ouro” e uma “tintura de prata”. Esse processo é chamado de Extração da Quintessência pela Via Quente. (Não confunda essa prática com os “Aurum potabile” ou “Argentum potabile” alquímicos, eles estão longe de ser a mesma coisa). Não esqueça de coar esses líquidos com um pedaço fino de tecido limpo, para filtrar quaisquer sujeiras presentes.

Essas tinturas podem ser usadas sempre que você quiser transformar outros líquidos em condensadores, ou potencializar os já existentes, basta apenas gotejar de cinco a dez gotas de água de ouro/prata para cada 100ml dessas substâncias e agitar bem. Parece ser uma quantidade pequena, mas é o suficiente para esse propósito. (Observe que ouro é mais indicado para energias positivas/elétricas/ativas e prata para energias negativas/magnéticas/passivas)

Especial para espelhos negros (uso universal): (usar esses materiais pulverizados, e as proporções se referem ao VOLUME, não ao peso, de forma que se você usar uma colher como medida para uma parte de ferro, essa mesma colher será usada para medir uma parte de ouro, cobre, etc).

  • Chumbo: uma parte (MUITO CUIDADO ao manusear chumbo em pó, pois é extremamente tóxico).
  • Zinco: uma parte
  • Ferro: uma parte.
  • Ouro: uma parte.
  • Cobre: uma parte.
  • Latão: uma parte.
  • Prata: uma parte.
  • Resina de Aloe (Gummiresina aloe): uma parte.
  • Carvão animal (Carbo animalia):  três partes. Pode ser substituído na mesma proporção (ou seja, três partes) por uma mistura de conchas trituradas (dessas brancas, ou de interior branco, que se encontra nas praias,  ex: Anadara OvalisChione subrostrata, Anadara brasiliana e Pecten ziczac) até virar pó e carvão ativado vegetal em pó em igual proporção (ou seja, se você fizer 10 gramas de conchas trituradas, irá misturar a 10 gramas de carvão ativado vegetal em pó).
  • Carvão mineral: sete partes.

Todos esses materiais devem ser misturados de forma homogênea e, caso usado em superfícies, deve-se fixar esse condensador com o auxílio de um verniz. Também é possível misturar em uma massa de argila ou gesso, mas neste caso use luvas para não entrar em contato direto com o chumbo, bem como você deve misturar com calma para não levantar o pó deste perigoso metal.

Elektro-Magicum: Os antigos magos e alquimistas usavam essa mistura como condensador fluídico sólido, composto de:

  • 30 gramas de Ouro.
  • 30 gramas de Prata.
  • 15 gramas de Cobre.
  • 6 gramas de Zinco.
  • 5 gramas de Chumbo.
  • 3 gramas de Ferro.
  • 15 gramas de Mercúrio.

A liga desses metais foi bastante usada na fabricação de espelhos, sinos, adagas e outros objetos de uso ritualístico. Vale ressaltar que não se tratam dos metais pulverizados e unidos, mas sim de uma LIGA METÁLICA feita desses metais, em um processo pouquíssimo conhecido. O resultado é um metal muito interessante de aparência ouro-pálido. Por eu não ter encontrado uma forma de preparo oficial (dada a dificuldade em lidar com mercúrio e seu ponto de fusão baixíssimo), deixo a quem lê a tarefa de buscar esta forma. Ao que me parece, estudar o fenômeno da AMALGAMAÇÃO pode ser uma boa pista.

Para trabalhar com a influência planetária:

Não há mistério aqui, basta usar os metais alquimicamente associados a esses planetas, sendo:

  • Saturno: chumbo (cuidado no manuseio desse metal, principalmente em pó, pois é muito tóxico).
  • Júpiter: estanho.
  • Marte: ferro.
  • Sol: ouro.
  • Vênus: cobre.
  • Mercúrio: latão (apresenta a mesmíssima regência do metal mercúrio, só que não é tóxico, de forma que é muito melhor trabalhar com latão ao invés de mercúrio).
  • Lua: prata.

Camomila (Simples, uso universal): Faça um chá bem concentrado de camomila, coe para retirar os restos da planta, coloque o restante em fogo baixo e deixe evaporar até ter reduzido para cerca de um terço a quantidade de chá. Feito isso, espere esfriar completamente e adicione álcool de cereais na mesma medida de chá restante, ou seja, se você tem 50 ml de chá, adicione 50ml de álcool de cereais. Coloque o líquido em vidro âmbar ou escuro (deve ser vidro, pois o álcool pode reagir com plásticos e metais) e deixe em local fresco e escuro. Você pode adicionar 10 gotas de tintura de ouro, se quiser, na proporção de 10 gotas para cada 100ml de condensador. Sempre que for utilizar o condensador, misture bem o líquido e depois certifique-se de tampá-lo bem, para evitar que embolore. Embolorado ele continuará tendo o mesmo efeito, mas os fungos podem causar danos à nossa saúde. Um condensador assim preparado deve manter sua validade por cerca de dois ou três anos. O mesmo processo pode ser feito com chá verde, flores de lilases brancas, folhas de choupo, raiz de mandrágora, flor de arnica e flor de acácia, todas de uso universal e de fabricação simples (ou seja, usadas sozinhas). Se o condensador for para uso estritamente pessoal, você pode potencializá-lo com algumas gotas das múmias citadas anteriormente.

Condensador composto de uso universal 1: Raízes de angélica; folhas de sálvia; flores de tília; cascas de pepino (ou sementes de abóbora); flores ou folhas de acácia; flores de camomila; flores, folhas ou raízes de açucena; flores ou casca de canela; folhas de urtiga; folhas de menta; folhas de choupo; flores ou folhas de violeta, eventualmente amor-perfeito; folhas ou casca de salgueiro; tabaco (verde ou seco). Tudo em proporções iguais. Fazer um chá concentrado de todas elas, esperar esfriar, coar, colocar em fogo baixo e reduzir o volume tanto quanto possível, esperar esfriar, completar com álcool na mesma medida (ou seja, se você obter 50ml de chá, adicione 50ml de álcool de cereais), opcionalmente adicione tintura de ouro na proporção de 10 gotas para cada 100ml de condensador, agite bem e guarde em um vidro âmbar bem tampado, conserve em local fresco e escuro. Agite sempre antes de usar, e tampe bem após o uso. Se o condensador for para uso estritamente pessoal, você pode potencializá-lo com algumas gotas das múmias citadas anteriormente.

Condensador composto de uso universal 2: Raízes de angélica; folhas de sálvia; flores de tília; cascas de pepino (ou sementes de abóbora); flores ou folhas de acácia; flores de camomila; flores, folhas ou raízes de açucena; flores ou casca de canela; folhas de urtiga; folhas de menta; folhas de choupo; flores ou folhas de violeta, eventualmente amor-perfeito; folhas ou casca de salgueiro; tabaco (verde ou seco). Tudo em proporções iguais. Coloque cada um dos ingredientes para macerar em álcool de cereais separadamente durante 28 dias. Coe e misture tudo em proporções iguais, opcionalmente adicione tintura de ouro na proporção de 10 gotas para cada 100ml de condensador, não é necessário adicionar mais álcool. Agite bem e guarde em um vidro âmbar bem tampado, conserve em local fresco e escuro. Agite sempre antes de usar, e tampe bem após o uso. Esse condensador é mais forte que o anterior, ainda que preparado a partir dos mesmos materiais em mesma proporção.  Se o condensador for para uso estritamente pessoal, você pode potencializá-lo com algumas gotas das múmias citadas anteriormente.

Para o elemento fogo: Cebola, alho, pimenta, grãos ou sementes de mostarda. Proceder tal qual o condensador composto de uso universal 1 ou 2.

Nota: Por causa de sua forte capacidade de irritação esse condensador fluídico não deve entrar em contato com o corpo, principalmente com os olhos.

Para o elemento ar: Folhas ou cascas de avelãs, zimbro, flores ou folhas de rosa, sementes de coentro. Proceder tal qual o condensador composto de uso universal 1 ou 2.

Para o elemento água: Aveia (poderá ser usada também a palha de aveia, picadinha), sementes de tubérculos de diversos tipos (como cenoura, beterraba, nabo, etc), flores ou folhas de peônia, folhas de cerejeira (eventualmente também a casca). Proceder tal qual o condensador composto de uso universal 1 ou 2.

Para o elemento terra: Salsa (a raiz, as folhas ou as sementes), sementes de alcaravia, tanchagem (de folhas largas ou compridas), flores de cravo ou a erva melissa. Proceder tal qual o condensador composto de uso universal 1 ou 2.

“Aos olhos de um não-iniciado as receitas aqui apresentadas, em que se misturam ervas e raízes, podem parecer uma grande bobagem do ponto de vista farmacológico. Neste caso porém não é considerado o seu efeito farmacológico, mas o seu efeito mágico. A visão do iniciado que conhece as propriedades ocultas das plantas com certeza vai encontrar a correlação correta. Poderíamos montar centenas de receitas desse tipo, com base nas leis da analogia. Mas essas indicações já devem ser suficientes para o mago, e certamente ele conseguirá usá-las adequadamente. Todas as receitas aqui apresentadas originam-se da prática, e funcionaram muito bem.” [Franz Bardon]